Impactar

mentoria e co-criação

Foto: Morgana Pierosan

LC03_DSC1046_V2.jpg
 

Limpa Caxias e VivaCidade

O Limpa Caxias surgiu em maio de 2012, durante uma imersão muito profunda de autoconhecimento que participei. De forma natural e espontânea, anotei em um papel a seguinte frase : "compartilhar a ideia de poluição visual com a rede." E assim aconteceu.

Em fevereiro de 2013 o projeto Limpa Caxias foi lançado, inicialmente como uma página de Facebook, mostrando o antes e o depois da remoção de placas de algumas edificações históricas.

A medida que o projeto foi avançando e crescendo, vieram as primeiras críticas. Muitas pessoas não enxergavam valia por detrás do nosso movimento e não associavam a poluição visual e a degradação do nosso patrimônio histórico como sendo algo negativo para a cidade.

Foi nesse momento que assumimos o papel de elevar a consciência e o conhecimento da sociedade sobre esses assuntos.

Em abril de 2013 realizamos uma Vigília ao Pórtico da Cantina Luiz Antunes, que havia sido derrubado por um caminhão guincho. Ainda em abril realizamos o 1º Seminário sobre Poluição Visual de Caxias do Sul, envolvendo membros do poder público, da sociedade civil organizada, além de estudantes e empresários da cidade.

Participamos de vários eventos e palestras sempre levando a causa adiante, ampliando e qualificando o debate sobre o tema. 

Em junho de 2017 lançamos a obra [Re]Descobrir. Conhecer o passado. Compreender o presente. Projetar o futuro. Um livro colaborativo, co-criado a 11 corações (cinco fotógrafos, dois arquitetos, dois designers, um historiador e uma psicóloga), que foi 100% financiado através de crowdfunding (financiamento coletivo). Foram mais de 200 apoiadores, entre pessoas e empresas que acreditam que pequenos gestos podem causar uma grande revolução.

Junto com o lançamento do livro, apresentamos o VivaCidade, que nasceu com o propósito de abranger diversos assuntos ligados ao desenvolvimento urbano, bem como ser o guarda-chuva de outros projetos que visem impactar positivamente o cotidiano urbano da nossa cidade.

Acompanhe o projeto no Instagram e no Facebook.

Por aí:


Bike & Wine

Era uma tarde de março de 2016, estávamos eu e um grande amigo tomando uma taça de vinho em seu restaurante e em determinado momento da conversa ele falou: "no final do ano vou pedalando até Punta del Este"Esse foi o gatilho.

Inspirado pelas suas palavras (e também pelas taças de vinho), prontamente avisei que eu iria junto. Ciente que essa história daria muito pano para manga, falei que deveríamos criar um projeto e apresentar para a nossa rede. E assim aconteceu. Nascia o Bike & Wine.

O projeto consistia em pedalarmos de Porto Alegre-RS até Montevidéu-UY. Passamos o ano de 2016 inteiro nos preparando física, mental e espiritualmente. No dia 11 de fevereiro de 2017 saímos de uma Porto Alegre chuvosa e movimentada, rumo à Montevidéu. Depois de 11 dias, sendo 10 de pedalada e um de descanso, em um final de tarde nebuloso na capital uruguaia, chegávamos no Monumento ao Artigas, o destino final dessa jornada. 

Essa incrível história se transformou no livro Viver e Sonhar. Uma transformadora jornada entre Porto Alegre-RS e Montevidéu-UY (2018). Que retrata em uma narrativa de mais de 400 páginas, 300 fotos e 30 vídeos, um pouco da experiência que tivemos ao longo dos 977km que foram percorridos durante a viagem.

Agora o Bike & Wine já possui novos projetos pela frente. Além das palestras, lançamos o projeto Giro di Garda, onde levaremos um grupo de amigos para dar a volta ao Lago di Garda (ITA) em outubro de 2018, além de em 2019 participarmos da RAAM (Race Across America), a prova de ciclismo mais desafiadora do planeta.

Por aí:

Acompanhe o projeto no Instagram e no Facebook.

 

Vamos impactar juntos?

Mentoria e co-criação de projetos de impacto positivo.

VC04_Nathalia da Silva.JPG